Como escovar os dentes do bebê

Como escovar os dentes do bebê

Como escovar os dentes do bebê?

Comece a limpar a boca do bebê mesmo antes de o primeiro dentinho nascer, assim ele já vai se acostumando. A limpeza pode ser feita com gaze ou uma fraldinha de pano molhada em água filtrada. Esta é uma boa maneira de habituar seu filho a esse ritual e evitar que ele recuse a escovação no futuro.

Para que você não se esqueça da limpeza, incorpore o hábito à rotina de cuidados com seu filho à noite, antes de dormir.

O primeiro dente do bebê costuma nascer na frente, na gengiva inferior, e geralmente aparece entre o sexto mês e o primeiro ano de vida. O segundo dentinho, em geral, surge depois de duas a três semanas, também na parte inferior. Lembre-se de que, enquanto os dentes estão nascendo, as gengivas ficam bastante sensíveis, então limpe-as delicadamente. Não deixe de limpar por medo de machucar o bebê, porque, na verdade, esse cuidado diminui infecções na região, gerando alívio.

“Quando escovamos, ajudamos o dente a nascer. A gengiva fica cada vez mais delgada, facilitando a erupção do dente”, explica a dentista Vera Moreira Leite.

Que escova e creme dental devo usar?
No início, muitas mães acham mais fácil limpar os dentes do bebê com um pedaço de gaze ou com um paninho enrolado no dedo. Uma dedeira, vendida em farmácias e lojas especializadas, também pode ser uma boa opção, desde que você faça uma boa higiene na peça (ela deve ser esterilizada com a mesma frequência que chupetas e mamadeiras, por exemplo).

A época certa de pensar na primeira escova é quando os dentes do fundo aparecem, porque, devido às suas reentrâncias, fica difícil limpá-los adequadamente só com uma gaze. A primeira escova de dentes de seu filho deve ter cerdas macias e uma cabeça pequena, que permita alcançar facilmente todas as partes da boca. Verifique na embalagem a idade recomendada para o uso. Não use a mesma escova por mais de três meses ou depois que as cerdas começarem a se separar.
Até os dentes permanentes aparecerem — o que ocorre por volta dos 6 anos de idade — você deve usar um creme dental sem flúor. Esse tipo de creme dental é mais seguro para o uso em cidades onde a água é fluoretada, e não é prejudicial caso a criança acabe engolindo parte da pasta durante a escovação. Ensine seu filho a cuspir toda a pasta depois de escovar os dentes. Quando ele estiver craque nesta prática, aí você já pode mudar para a pasta com flúor. Mas fique de olho: a ingestão de grandes quantidades de flúor pode danificar os dentes e até provocar vômitos e diarreia.

FONTE: brasil.babycenter